Iguape / SP

Cidade de Iguape / SP

Fundada em 3 de dezembro de 1538, Iguape é um município do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, no Brasil (latitude 24º42'29" e longitude 47º33'19"). Pela sua ampla opções de atrações turísticas, Iguape atende turistas e visitantes de todas as idades e interesses.

Suas construções revelam histórias do século XVI, quando foram descobertos os primeiros sinais de ouro na região, que logo se tornou a principal atividade econômica do município na época. Um exemplo disso é a Casa de Oficina Real de Fundição de Ouro, fundada em 1630, a qual é considerada por alguns historiadores como a primeira do gênero no Brasil.

Com o esgotamento das minas e o descobrimento de ouro no interior do Brasil, especialmente em Minas Gerais, a atividade no município rapidamente entrou em declínio, incentivando o desenvolvimento de outras industrias como a de navegação e plantação.

A partir destes acontecimentos, muitos edíficios e bairros ainda possuem traços da história, que proporcionam aos visitantes a oportunidade de conhecer aos poucos o desenvolvimento deste município.

Iguape conta com diversos atrativos turísticos, destacando-se os seguintes:

Bairro do Icapara

Por volta de 1538, o Bairro do Icapara foi a primeira localidade a ser habitada no início da colonização e, ainda hoje, mantém viva a tradição e cultura caiçara.

Ainda no bairro, encontramos o “Outeiro do Bacharel”, morro coberto de vegetação rasteira de gramíneas que possui uma trilha de aproximadamente 1km que leva ate o farol do Mar Pequeno. Deste ponto, é possível avistar a Barra do Icapara, o encontro do Rio Ribeira de Iguape com o Oceano Atlântico, a Ilha Comprida, o Maciço da Juréia e os ecossistemas associados, como restinga, manguezal e a mata atlântica.

Iguape / SP

Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

Templo católico construído por escravos, a Basílica guarda imagens de santos, padroeiras e objetos deixados pelos devotos por graças recebidas na Sala dos Milagres. A festa em louvor aos padroeiros é comemorada nos dias 5 e 6 de agosto.

Centro Histórico

Compreende o maior centro histórico e arquitetônico preservado do Estado de São Paulo, com 64 imóveis em estilo colonial português, entre eles, casarões e Igrejas. Nessas construções, ricas em detalhes, foram utilizadas técnicas, como a taipa francesa e a taipa de pilão.

Ainda no Centro Histórico, podemos encontrar o Centro Cultural, mantido pela Prefeitura de Iguape, que reserva espaço para exposições, oficinas culturais, peças teatrais, dentre outras atividades ligadas à cultura.

Trilhas

Trilha do Imperador: guiada por monitores, a trilha recebeu este nome por servir de passagem de informações entre o Império e outras regiões do Brasil.

Trilha Ecológica Morro do Espia: com cerca de 2 km de extensão, a trilha pode ser iniciada a partir de quatro pontos: sede do Ibama, Fonte do Senhor, Mirante do Cristo Redentor e a antiga Fazenda da Porcina. Durante o percurso pode-se observar variadas espécies da flora da mata atlântica, como figueiras, embaúbas, bromélias e orquídeas.

Mar Pequeno – Manguezais

A região compõem o Complexo Estuarino Lagunar do Mar Pequeno que engloba os municípios litorâneos de Peruíbe, Iguape, Cananéia, no Estado de São Paulo e Paranaguá, no Paraná. É rica em vegetação de mangue, utilizado como berçário para as espécies marinhas e, por isso, é considerado um dos cinco maiores criadouros marinhos do mundo.

Cristo Redentor

O Mirante do Cristo Redentor está localizado no Morro do Espia. Do mirante, pode-se avistar a parte urbana de Iguape, a Ilha Comprida, o Estuário Lagunar do Mar Pequeno, o Valo Grande e, ao longe, a Ilha de Cananéia e Ilha do Cardoso. O mirante é um dos recantos mais visitados de Iguape. O acesso pode ser feito com automóvel de passeio, motos, bicicletas ou a pé.

Fonte do Senhor

A Fonte do Senhor é um recanto turístico pertencente ao Parque Florestal Municipal do Morro do Espia. Possui uma área de lazer, com agradável vegetação e tranqüilidade.

Além da variedade de opções de passeios que a cidade oferece, para os amantes de praia, é possível aproveitar os cenários paradisíacos de llha Comprida atravessando apenas a ponte sobre o Mar Pequeno, ou também, pegar a balsa para a Barra do Ribeira e conhecer a praia deserta de Juréia.

O seu lugar em Ilha Comprida

Desfrute de todas as opções de lazer e cultura do município com a comodidade, tranquilidade e segurança oferecida pelo Hotel Cardoso de Ilha Comprida.

Reserve já e garanta sua vaga!